domingo, 3 de novembro de 2019

QUAL O PAI, ESTÃO OS FILHOS!


Ou até piores! Alguém acredita que aquele pedido de desculpas de Eduardo Bolsonaro era realmente sincero? Dá para acreditar que alguém que seja capaz de discernir o certo do errado, não tenha tido a real intenção de dizer e desejar fazer o que ele insinuou? Quando na verdade ele poderia ter medido de imediato as consequências de tal declaração! É inacreditável a quantidade de asneiras que a família Bolsonaro proclama quase que diariamente! E coloca a culpa na esquerda! Na imprensa! E porque não processam a imprensa, membros da esquerda? Simplesmente porque são fatos! Exagerados ou não, são fatos!

A maior parte das polemicas que envolve a família Bolsonaro, são produzidas por eles mesmos! Uma fabrica de polemicas e incoerências que democraticamente, gostem ou não, precisam ser jogadas na cara deles!
 
Mas, é obvio que a família Bolsonaro não são muito chegados à criticas! Democracia para eles é uma palavra que só faz sentido se lhes for favorável. Do contrario, ameaçam e pedem desculpas. Não importa qual seja o absurdo! E lá vem mais palmas de seus pseudo doutrinados, reforçando as desculpas e colocando a culpa nos outros.

Bolsonaro, apesar de estar conseguindo avanços em agendas internas importantes, sobretudo para a economia brasileira, na minha opinião, ainda é um Presidente que inspira no mínimo preocupação. Episódios recentes mostram o quanto ele pode ser perigosamente “incoerente” e fazer exatamente aquilo que ele pregava errado em países especificamente sul-americanos, como Argentina e Venezuela.

Lembro-me dele, dizendo que a sua conduta politica e econômica em relação a outras nações não se daria pelo viés ideológico como dizia fazer os governos anteriores do PT. No entanto, seu comportamento pouco condizente como um chefe de Estado em relação ao Presidente eleito da Argentina (Alberto Fernándes), diz o contrario. 

Contrariado em suas perspectivas ideológicas, desaforou diplomaticamente, dizendo não cumprimenta-lo pela vitória. Dadas as devidas provocações também de lado a lado, não se pode esquecer que a Argentina é o mais importante parceiro comercial da América do Sul. Qualquer acordo ou parceria que venha a ser assinado com europeus, asiáticos ou árabes, fica na perspectiva de se confirmar de fato. Por aqui temos parceria consolidada como o MERCOSUL, precisando de pessoas mentalmente equilibradas em seus respectivos governos.

O Presidente já tinha em campanha, preocupantes aspirações de autoritarismos e poder inspirado em rigores militares com endeusamento inclusive a torturadores. Mas desde que assumiu a Presidência, lhe subiu a cabeça a ideia de superpoderes e de perigoso desrespeito à democracia que tanto se lutou para conseguir e se fortalecer nesse país! Bolsonaro brinca de ser Presidente e semeia duvidas sobre o que realmente pensa e quer! A impressão que dá é que se ele estivesse surfando numa popularidade acima de 50% nada impediria dele cumprir suas ameaças sem nenhuma lógica com o Estado democrático que ainda vivemos.

A Rede Globo está longe de ser a emissora mais correta do mundo! Mas para isso existem meios jurídicos e ações especificas e legais para puni-la se algum crime for de fato provado. Bravatas histéricas com ameaças de ato autoritário premeditado, não é comportamento de um governante que diz respeitar a lei! Isso é ameaça à imprensa e a liberdade de expressão!

Lembro-me de Bolsonaro dizer que se a esquerda continuasse no poder, o Brasil se tornaria uma nova Venezuela! Pois bem, a Venezuela tem um histórico de militares no Poder nas ultimas décadas com Hugo Chaves e embora Nicolás Maduro não o seja, seguiu o exemplo de seu antecessor, e neste regime de governo, dentre outras coisas prevaleceram acusações de perseguição politica oposicionista, da imprensa, ente outras. Desencadeando ações “justificadas” para fechamento de canais de televisão, mudanças na Constituição, intervenção na Suprema Corte e perseguição, prisão e morte de seus opositores! Resgatando declarações de Bolsonaro quando aspirava ao Poder e as mais recentes de seu filho sobre o AI5, e guardadas das devidas comparações! É exagero imaginar que dar razão a ameaças tão eloquentes de pai e filho, não seria num cenário futuro transformar o Brasil numa Venezuela? Não há semelhanças nos argumentos?

Ameaçar não renovar a concessão da Rede Globo não é um ato de censura? A emissora é obviamente uma opositora do Governo Bolsonaro, mas se há crimes na forma como a emissora trata as noticias sobre seu Governo, porque não questionam judicialmente? Seria porque em todas as matérias veiculadas há a materialidade dos fatos? Já imaginou se seria possível Donald Trump mandar fechar a CNN? Na maior democracia do mundo o máximo que ele pode fazer é descredenciar membros da imprensa, mas de forma alguma impedir que a emissora deixe de fazer as perguntas.

Na matéria sobre o porteiro do condomínio em relação a entrada de um dos assassinos da Vereadora Marielle Franco em que ele supostamente envolve o nome do Presidente, a Rede Globo na mesma matéria tomou o cuidado de dizer que o então Deputado Jair Bolsonaro estava em Brasília, destacando o registro de votações e presença no Plenário da Câmara.  Alguém pode dizer que ela não fez? Oras! Se há um crime, pode ter sido no vazamento de informações de investigação em segredo de justiça! Mas a emissora fez o qualquer emissora descompromissada com vínculos de amizade faria!

O que assusta, no entanto, e mostra a polaridade dos eleitores com grave cegueira de alguns “apaixonados” do Presidente é alguns, dias depois, nas Redes Sociais, mostram matérias de outras emissoras dizendo o mesmo que a Globo disse e insinuando que  a emissora concorrente estaria desmascarando a farsa da Rede Globo! O que seria isso? Já seria uma doutrinação de seu eleitorado pelos princípios da preguiça de pensar? Jogando a culpa nos outros e esperando palminhas? Francamente!

Autor: Autenir R. de Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário